(para 6 pessoas):
150g açúcar
750g farinha
30g fermento de padeiro
150g de pepitas de chocolate
350g frutos secos
Raspas de laranja q.b.
Raspas limão q.b.
150g margarina
1 colher de sobremesa sal
4 ovos
1 dl. vinho do Porto
1 cálice de rum (opcional)
1 cálice de aguardente de medronho (opcional)
1 fava seca
1 pequeno brinde enrolado em papel vegetal
Preparação:
Picar as frutas e deixá-las a macerar com o vinho do Porto (deixar algumas inteiras para enfeitar).
Dissolver o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixar a levedar em lugar não muito frio durante 15m.
Entretanto, bater a margarina, o açúcar, e as raspas de limão e laranja, juntar os ovos (batendo um a um), e o fermento.
Quando tudo estiver bem ligado adicionar o resto da farinha e o sal.
Amassar até a massa ficar elástica e macia e juntar as frutas, as pepitas de chocolate e o vinho do Porto (e as outras bebidas opcionalmente) misturando muito bem.
Moldar a massa numa bola, polvilhar com farinha e tapar a massa com um pano, deixando levedar num ambiente não muito frio durante 5 horas.
Depois da massa ter duplicado de volume, colocá-la sobre um tabuleiro e fazer-lhe um buraco no meio. Introduzir um brinde (bem embrulhado em papel vegetal) e 1 fava, e deixar levedar mais uma hora. Pincelar o bolo com gema de ovo, enfeitar com frutas secas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, nozes, etc., e levar a cozer em forno bem quente.
Depois de cozido pincelar o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente e colocar umas pepitas ou raspas de chocolate.
http://casadasmos.blogspot.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário